Inicial TEDx Laçador O que você alimenta quando você se alimenta?

25 -September -2018 - 11:40
O que você alimenta quando você se alimenta? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Caroline Pinheiro (1º semestre)   
Sex, 15 de Abril de 2011 16:18

Uma iniciativa de logística e comercialização que conecte a agricultura ecológica com o consumidor, foi a tese defendida por Omar Haddad, fundador da Sementes de Paz. A proposta foi feita em palestra ao TEDx Laçador, dia 9 de Abril de 2011.

“Só quando destruirmos tudo veremos que não dá pra comer dinheiro”, alertou Omar Haddad, ao defender o consumo responsável. Haddad falou que a sustentabilidade está ligada à agricultura ecológica. Pois a agricultura convencional utiliza 70% da nossa água.

O agronegócio trabalha com produtos cheios de agrotóxicos, pesticidas e herbicidas. Esses tipos de insumos contaminam gravemente os solos, o ar, os lençóis freáticos e os recursos hídricos e naturais em geral. Toda essa cadeia energética de químicos chega às nossas mesas, podendo ser substituídas por produtos orgânicos, que possuem tratamento diferenciado.

Omar Haddad no TEDx Laçador
Para Omar “consumir é investir”, e sua proposta é a criação de redes de cooperação que estimulam o contato do agricultor com o consumidor. Elas ajudam a baixar os preços dos orgânicos.

“A cooperação é a estrada do futuro”, salientou Haddad. Cadeias produtivas conectam o campo e a cidade com um comércio justo. Essa é a proposta defendida pelo Sementes de Paz um empreendimento que busca facilitar o acesso a alimentos orgânicos a preços justos.

Omar Haddad é graduado em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo), educador social e sócio fundador da Sementes de Paz – Comércio Justo de alimentos ecológicos. Tem como objetivo o desenvolvimento de novas relações de trabalho, produção e consumo.

Última atualização em Seg, 27 de Fevereiro de 2012 11:22