Inicial TEDx Laçador A riqueza da pobreza

22 -September -2018 - 00:00
A riqueza da pobreza PDF Imprimir E-mail
Escrito por Caroline Pinheiro (1º semestre)   
Qui, 14 de Abril de 2011 16:51

“A favela e a periferia são laboratórios de criatividade do capitalismo econômico”, defendeu Ivana Bentes, doutora em comunicação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em palestra ao TEDx Laçador, 9 de Abril de 2011.


Ivana Bentes defendeu do início ao fim de sua fala, a potencialidade cultural das favelas e periferias. Explicou que os clichês de marginalidade, exclusão e pobreza são romantizados pelo resto da sociedade. E esses conceitos atribuídos são revertidos pela periferia em produção de identidade própria, moda, discurso político e corporações para mudança social.

“O pobre virou figuração de um espetáculo global”, disse Ivana ao lembrar a vinda de Michael Jackson à favela Dona Marta- RJ para gravação de um videoclipe. Essas estratégias serviram como formas de saídas para os moradores da periferia mostrarem seu potencial produtivo.

Ivana Bentes em palestra ao TEDx Laçador
Bentes relacionou também a ascensão da “classe C” no Brasil com o reconhecimento dos moradores do gueto como consumidores. “A favela começou a ser vista como um nicho de consumo”, disse. Ainda assim, reclamou da falta de reconhecimento desse humano como um cidadão em si.

Com o tempo de fala já estourando, Ivana finalizou a palestra relevando que a identidade do “marginal” já faz parte da sociedade brasileira.  Nessa imagem, foram adicionados o funk e hip-hop, que vieram das periferias à cultura brasileira.

Última atualização em Seg, 27 de Fevereiro de 2012 11:22