Inicial TEDx Laçador 18 conceitos em 18 minutos

22 -September -2018 - 00:09
18 conceitos em 18 minutos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Caroline Pinheiro (1º semestre)   
Qui, 14 de Abril de 2011 16:10

“Precisamos ser pragmáticos ao projetar cidades” falou Silvio Meira em palestra ao TEDx Laçador, 9 de abril de 2011. O cientista-chefe do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife) mostrou alternativas de planejamento para as cidades do futuro.


Silvio Meira começou sua palestra explicando que tentaria descrever 18 conceitos em 18 minutos. Ele contou a história da 1ª conferência de planejamento urbano dos EUA. Disse que no séc. XII o principal meio de locomoção eram os cavalos e o chão das ruas era tomado por seus dejetos. Na época, meninos ganhavam a vida ‘’limpando cocô” em troca de moedas. Quinze mil cavalos morriam anualmente por doenças e Nova Iorque convivia com em média três milhões de moscas. Então, em 1898, governantes fizeram a conferência que durou 10 dias e teve como seu principal tema: cocô de cavalo.

Silvio Meira em palestra no TEDx Laçador
Atualmente, os carros substituíram os animais mas o mesmo problema de planejamento permaneceu. “É preciso mudar, criar um novo design para as cidades”, diz Meira. Para ele é preciso repensar em termos de fluxo de informação.

Silvio Meira sugere “deslocalizar” e “dessincronizar” o centro das cidades. Distribuir o trabalho, a escola, a cidade e a sociedade criando um tipo de processo colaborativo entre esses espaços. Nos quais o governo planejaria e coordenaria essas iniciativas de forma operacional.

Silvio Meira finalizou a palestra mencionando Luís Borba, colega no CESAR. “Toda a arquitetura definida está errada. Toda a arquitetura definida que está funcionando em breve estará errada”. Como solução, o engenheiro eletrônico citou os princípios da arquitetura sociológica que coleta e conecta a cidade.

Última atualização em Seg, 27 de Fevereiro de 2012 11:22