Inicial TEDx Laçador O destemperado Diogo Carvalho conta suas experiências com a gastronomia

23 -April -2018 - 12:28
O destemperado Diogo Carvalho conta suas experiências com a gastronomia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Luiz Guilherme Alves (1º semestre)   
Qui, 14 de Abril de 2011 18:17

“Comer não é só uma atividade funcional, mas uma experiência”, destacou Diogo Carvalho, responsável pelo site Destemperados, em palestra no TEDx Laçador. Ele deu ênfase ao fato de que a gastronomia pode ser acessível, não é preciso ser um expert para aproveitar uma boa refeição.

Diogo conta que cozinhar não é seu forte, mas como ir ao cinema, ao teatro ou a um show, ir a restaurantes tornou-se um hobby. Uma experiência que passou a se repetir e que o levou a criar o site.

“Essa não é a geração do ter, é a geração do viver, do sentir, do curtir”. Ele destacou que a busca por estabilidade deixou de ser o foco dos jovens. Hoje, buscam-se sensações, a felicidade que vem da interação com o mundo.

O layout das cozinhas também não é mais o mesmo. As pessoas gostam de mostrar esse ambiente em suas casas. Elas decoram e criam espaços onde possam passar o tempo com seus familiares e amigos.

Diogo Carvalho fala sobre experiências gastronômicas
A gastronomia tornou-se mais simples e descomplicada. “A experiência gastronômica não precisa custar caro necessariamente”, comentou Diogo.  Citou programas de televisão que se espalharam por emissoras do mundo todo, como os de Jamie Oliver, no Reino Unido e o de Alex Atala, no Brasil. Eles ensinam como comer bem e, muitas vezes, dão dicas de como fazer isso sem gastar muito dinheiro.

Segundo Carvalho, o desenvolvimento das cidades passa pela gastronomia. Conta que ao chegar em mercados públicos pode-se entender muito da cultura do lugar, percebendo o que sua gente consome.

Ele destacou, ainda, que cidades como Lima, no Peru e Santiago, no Chile são as apostas gastronômicas do momento. Para Carvalho, Porto Alegre se desenvolveria mais se investisse em uma gastronomia mais variada. Assim, seus moradores poderiam viajar por vários países sem sair de sua própria cidade.

Última atualização em Seg, 27 de Fevereiro de 2012 11:20