Inicial TEDx Laçador Marc Gobé condena a poluição visual

19 -November -2018 - 15:26
Marc Gobé condena a poluição visual PDF Imprimir E-mail
Escrito por Luiz Guilherme Alves (1º semestre)   
Qui, 14 de Abril de 2011 17:13

Marc Gobé, especialista em marcas, enfocou a poluição visual em sua fala no TEDx Laçador. Contou que o Brasil chamou sua atenção quando ficou sabendo da iniciativa do prefeito Gilberto Kassab em limpar a cidade de São Paulo de outdoors.

Gobé disse que ficou entusiasmado com a ideia. “Temos que ir para esse país”, disse para a filha. Segundo o palestrante, poluição visual é tão ruim quanto as demais formas. Esse tipo de propaganda tende a deixar as cidades homogêneas, tirando o apelo de suas próprias características visuais. Ele exemplificou com cidades situadas na Índia, nos Estados Unidos e na Europa. Pontos turísticos conhecidos como a Ponte dos Suspiros, em Veneza, estão cobertas por banners publicitários.

Marc Gobé fala sobre poluição visual
Relatou que outdoors em excesso são prejudiciais para a segurança no trânsito. Eles diminuem em um terço a atenção dos motoristas. Disse que existem cerca de 4 mil outdoors ilegais em Los Angeles e aproximadamente mil em New York. Houston, no estado americano do Texas, aboliu o uso desse tipo de propaganda. Mas isso não prejudicou o índice de vendas, pelo contrário, elas cresceram.

Segundo ele, pacientes que enxergam árvores pela janela se recuperam mais rápido. Locais com menos apelo visual artificial são mais agradáveis para se viver. “Todas as formas de poluição são iguais e elas refletem a sociedade em que vivemos”. Com isso, Gobé conclamou a plateia a dizer, em voz alta, não à poluição visual e instigou o público a pensar o futuro de suas cidades.

Marc Gobé é o presidente da Emotional Branding LLC. Autor, designer, futurista e cineasta teve seu bestseller Emotional Branding (Branding Emocional) traduzido para 17 línguas.

Última atualização em Seg, 27 de Fevereiro de 2012 11:19