Inicial Acontece no Campus Aula de Introdução ao Marketing movimenta o Aluno Por 1 Dia

20 -August -2017 - 06:30
Aula de Introdução ao Marketing movimenta o Aluno Por 1 Dia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Mariana Ceccon (2º semestre)   

O Aluno Por 1 Dia do segundo semestre de 2012 ocorreu no dia 13 de setembro na ESPM-Sul. A iniciativa tem como objetivo proporcionar para estudantes do ensino médio a experiência de um dia de aula na faculdade. Os participantes assistiram a uma palestra de apresentação da instituição, uma aula de introdução ao marketing, realizaram um tour pelas dependências da faculdade e tiveram uma aula prática do curso escolhido.

Ao chegarem à ESPM-Sul os participantes do Aluno Por Um Dia foram recebidos por integrantes das empresas juniores: Global Jr., Portal de Jornalismo, Nuve/RSA, Empresa Jr., Co.De e da Atlética ESPM-Sul. O objetivo era apresentar as empresas juniores e promover uma conversa entre os estudantes da ESPM-Sul e os futuros vestibulandos.

O Diretor de Pesquisa e Graduação, Rene Goellner, iniciou as atividades apresentando a instituição, desde sua criação em São Paulo há 60 anos, até a introdução do seu novo curso, Design de Moda, que vai ocorrer em 2013. O Diretor de Pesquisa e Graduação ressaltou que esse evento é importante, pois é uma oportunidade não só para se informar sobre o curso que escolheu, mas também para conhecer a dinâmica da ESPM-Sul. “Como é a profissão? Como de fato vou trabalhar? Muitas pessoas escolhem um curso e não conhecem realmente como funciona”, destacou Rene Goellner.

O professor da ESPM-Sul e coordenador da Global Jr., Christian Tudesco, ministrou uma aula descontraída de Introdução ao Marketing. Ele frisou a importância da satisfação do cliente para o marketing. Para exemplificar, comparou marketing de relacionamento com uma feira, na qual o vendedor se preocupa em agradar ao máximo o cliente. Uma vez satisfeito, o cliente volta a comprar e fala bem da marca. “Isso se chama buzzmarketing, que é o marketing boca a boca”, explica Tudesco.

Confira a galeria de fotos  
Professor Christian Tudesco explicou conceitos de Marketing aos alunos/Foto: Marthin Manzur

O professor salienta como as mudanças no mercado mundial e o advento da internet influenciaram no marketing. Para ilustrar, ele exibiu um vídeo do case do United Break Guitars, no qual David Carroll canta uma música que conta uma experiência ruim que passou em uma viagem de avião pela linha área americana United. Nessa viagem o violão de David Carroll foi quebrado. O vídeo tem mais de 12 milhões de visualizações.

O palestrante comenta que as mídias sociais deram um poder ao consumidor e que os marqueteiros tem que aprender a valorizar. “As empresas têm que entender uma experiência ruim e saber como fazer disso uma coisa legal”, salientou o professor. Citou o case do restaurante Spoleto, no qual teve um vídeo viral divulgado na internet que estava destruindo com a reputação da marca, pois reclamava do atendimento dos funcionários. Para inverter esse quadro, o Spoleto divulgou uma continuação do vídeo, no qual eles se retratam com o consumidor e pedem auxílio para aperfeiçoar o serviço, a principal mensagem do vídeo é “Isso jamais deve acontecer, mas as vezes foge ao nosso controle...Se você foi mal atendido no Spoleto, conte para gente, e nos ajude a melhorar”.

Outra mudança na qual o marketing teve que se adaptar é a diferença das gerações. No século 20 existia um vínculo com o produto, o cliente “casava” com a marca, pois existiam poucas opções. Atualmente estamos na “era do ficar”, o cliente não se prende por muito tempo a uma única marca porque que há diversas outras marcas no mercado. Outro aspecto citado na aula são os fatores culturais. Tudesco usou como exemplo a Índia, onde as pessoas têm como hábito cultural lavar o cabelo uma vez ao mês, por isso o xampu é vendido em sachê neste país. Já no Brasil o costume é lavar o cabelo diariamente, logo o tamanho do recipiente de xampu é maior. Segundo o professor, esse é o papel do marketing, entender e conquistar o cliente, e assim, fazer com que ele se fidelize a marca.

Para finalizar, ele salienta como é importante ser uma pessoa positiva, ainda mais em um momento tão crítico na vida dos jovens, que é a escolha da profissão. “Encarem as coisas como elas vêm, de forma positiva sempre”, falou Christian Tudesco. Para Paula Schitz, que participou do Aluno Por Um Dia, a palestra foi divertida, interativa e moderna, além de mudar a ideia que ela tinha do conceito de marketing. “Descobri que vendar ideias é muito fascinante”, explicou Paula.

Para os jovens que estão próximos de prestar vestibular, no dia 20 de outubro vai ocorrer na ESPM-Sul o “Profissões ESPM”. O evento tem como objetivo esclarecer dúvidas a respeito dos cursos oferecidos pela faculdade.

Confira a reportagem do Portal de Jornalismo


Leia também:
Retorno à sala de aula no Aluno por 1 Dia
Alunos conhecem o curso de Jornalismo da ESPM-Sul
Futuros calouros de administração participam do aluno por um dia na ESPM-Sul

Última atualização em Ter, 18 de Setembro de 2012 17:53