Inicial Steve Jobs

11 -December -2018 - 20:51
Steve Jobs e Bill Gates PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 04 de Novembro de 2011 00:00

Steve Jobs e Bill Gates

Duas figuras emblemáticas e mundialmente conhecidas marcaram o mundo da tecnologia. Steve Jobs e Bill Gates. Eles foram responsáveis pela maior revolução na vida das pessoas em décadas, comparável a chegada da luz elétrica e do automóvel, trouxeram os computadores para o cotidiano.

Sua história, porém, é recheada de controvérsias. Parafraseando Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. No caso deles, pode-se dizer que tudo se copia. De certo modo, foi o que os dois fizeram, a partir de ideias já existentes criaram o fantástico mundo dos computadores pessoais.

Steve Jobs e Bill Gates durante coletiva em 1984
Jobs teria sido o criador, ao lado de Steve Wozniak, do primeiro microcomputador com interface gráfica. Gates, por sua vez, teria desenvolvido o primeiro sistema operacional de interface gráfica, que, ao contrário da Apple, foi projetado para funcionar em qualquer máquina, independente da marca.

No início da década de 1980, Steve e Bill eram amigos e se relacionavam bem. Em 1982, Jobs já era conhecido pelo lançamento de computadores voltados para o consumo pessoal, como o Apple II, e a Microsoft era a empresa certa para desenvolver softwares para eles.

Na época, grandes empresas como a IBM e a XEROX não acreditavam na popularização dos computadores pessoais, deixando de fazer grandes investimentos na área. Com o sucesso da Apple, perceberam o que estavam perdendo. Em 1980, a IBM decidiu entrar no setor e fabricar microcomputadores que superassem o Apple II.

O hardware foi desenvolvido pela companhia, mas o sistema operacional ficou a cargo de uma empresa nova, a Microsoft, que ficou responsável por desenvolver um software compatível. Bill Gates comprou os direitos de um sistema operacional quase pronto, o aprimorou e entregou a IBM.

Steve Jobs e Bill Gates em entrevista realizada em 2007
A virada se dá quando Gates assina um contrato para fornecer softwares para o Macintosh e, a partir daí, desenvolve seu Windows. No COMDEX de 1983, um evento voltado para o lançamento de novidades tecnológicas, Jobs lançou o Lisa, um computador com uma interface mais atraente ao usuário e o uso do mouse (em uma cópia de um modelo criado e não lançado pela XEROX, que Jobs teria tido acesso em uma visita à empresa), enquanto Gates tornou pública a primeira versão de seu sistema operacional, o Windows. Isso provocou uma quebra no relacionamento e ambos trilharam seu próprio caminho, que acabou se cruzando novamente no futuro.

Em 2007, ambos participaram de um debate. Steve Jobs tinha retornado ao comando da Apple há quase 10 anos. Já Gates estava a um ano de se aposentar, depois de tornar a Microsoft uma gigante no setor de software. A primeira parte encontro pode ser conferido neste vídeo.. E a segunda parte encontro pode ser conferido neste outro vídeo. Por fim, a última parte deste antológico debate pode ser conferida neste vídeo.

Voltar para a página principal

Luiz Guilherme Alves

Última atualização em Qui, 12 de Janeiro de 2012 16:15