Inicial Feira do Livro Gaúchos Independentes autografam na Feira do Livro

19 -January -2018 - 05:14
Gaúchos Independentes autografam na Feira do Livro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Caroline Pinheiro (2º semestre)   
Qua, 09 de Novembro de 2011 17:12

Quem foi que disse que a Feira do Livro é feita só de editoras e livrarias consagradas? Há mais de 10 anos a Associação Gaúcha de Escritores Independentes abriu espaço para novos talentos. A AGEI dá voz a escritores aqui do Rio Grande do Sul que não têm nenhum vínculo contratual com editoras do país ou do exterior. “Quando nossos escritores olham os poemas publicados, ficam em uma felicidade enorme”, comenta Zaira Cantarelli, atual presidente da associação.


A Coletânea Voo Independente já está na sua décima edição. Na tarde de sábado (05/11), parte dos 88 escritores que compuseram esse volume comparecem ao Memorial do RS para autografar suas obras. Mas para chegar até o autógrafo, o autor precisa seguir alguns passos. E é essa a função da AGEI: indicar gráficas, auxiliar no encaminhamento dos protocolos e oferecer cursos e seminários para aprimorar o texto dos autores.

Tarde de autógrafos da Coletânea Voo Independente
“Nós também fazemos um sarau performático por mês. Nesses encontros nós lemos nossas poesias de forma performática, interpretamos mesmo”, explica Theresa Medeiros, professora e Coordenadora Editorial da AGEI. “A poesia está muito desgastada, e como diria Manoel de Barros, ‘precisamos escovar palavras’, porque a gente está muito acostumado a ver sempre as mesmas palavras. E é através das oficinas que a gente pode reciclar e renovar a nossa poesia”, comenta Zaira Cantarelli, presidente da AGEI.

Foi um desses encontros que inspirou as poesias de Theresa Medeiros publicadas nessa edição do Voo Independente. “Discutimos sobre Deusas e os meus poemas que estão nessa edição do tratam disso. É como se eu falasse com elas e me explicasse pra elas. Tanto pelas semelhanças como pelas diferenças que eu percebo entre nós”, conta ao apontar para as palavras escritas no livro.

A AGEI é uma entidade cultural sem fins lucrativos. Foi o primeiro grupo independente a ser aceito na Feira do Livro de Porto Alegre.


Última atualização em Seg, 22 de Setembro de 2014 19:04