Inicial Noite de Prêmios Curso de Jornalismo participa pela primeira vez da Noite de Prêmios

21 -January -2018 - 18:41
Curso de Jornalismo participa pela primeira vez da Noite de Prêmios PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcelo Farina (2º semestre)   
Qui, 27 de Outubro de 2011 17:46

O Curso de Jornalismo fez a sua estreia na 6ª Noite de Prêmios da ESPM-Sul.  Na categoria melhor texto jornalístico o grande vencedor foi Luiz Guilherme Alves Alberto com o trabalho Domingo é Dia de Brique. O troféu foi entregue por Alexandre Gadret, Presidente da Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (AGERT).  O texto foi selecionado por uma comissão de jurados composta por profissionais de mercado e professores da escola.


Emocionado, o estudante de jornalismo da primeira turma da ESPM-Sul resumiu a importância do prêmio. “Representa muita coisa. É como escrever a minha história e entrar com o pé direito dentro do jornalismo. Não tem nem como falar. Eu começo a escrever minha história junto com esse texto”. Luiz fez questão de destacar a união existente na primeira turma do curso. “Eu dedico esse prêmio para todos. Nossa turma é guerreira e estamos lá todos juntos enfrentando os desafios de sermos a primeira”.  O pai do vencedor, Luiz Edgar Machado Alberto, se declarou realizado com a conquista do filho. “É muito importante, emocionante, é um sentimento que nos deixa até sem palavras”. Porém, Luiz Edgar não se declarou surpreso. “A gente sempre espera. Eu conheço o filho que tenho. Sei que ele é muito dedicado. A esperança é que ele sempre vá para a frente”, afirmou. A mãe de Luiz Guilherme, Gleci Alves Alberto também estava comovida com o feito realizado pelo futuro jornalista. “Fico muito feliz, orgulhosa e honrada pelo filho que eu tenho. Não esperava o prêmio, mas pela capacidade que ele tem, achei justo ele ter ganho”, ressaltou.           

Luíz Guilherme Alves Alberto, Destaque Especial na Categoria Texto Jornalístico/Foto: Thaís Drummond
 O texto foi produzido na disciplina de Linguagem Jornalística I, ministrada pela professora Eveli Seganfredo, e consiste numa reportagem sobre o brique da redenção, em Porto Alegre. O objetivo da proposta era descrever o dia a dia de uma determinada região da cidade, como explica a professora. “Era um trabalho de visitação a um bairro, de preferência que o aluno não residisse, e eu pedi que realizassem várias entrevistas com moradores e trabalhadores, a fim de diagnosticar o perfil desse bairro. E o nosso aluno soube realizar isso brilhantemente”. A professora descreve o valor que essa vitória lhe representou. “É uma emoção. Eu atravessei a cidade de baixo de chuva, sem carro, dificuldades para conseguir chegar até aqui. Mas essa festa eu não poderia perder. Ele merece”, salientou.

A Diretora do Curso de Jornalismo, Janine Lucht, fez um balanço positivo do primeiro concurso ao anuário jornalístico. “Foi uma surpresa. Tivemos vários inscritos. Muitos trabalhos bons. A comissão julgadora ficou na dúvida até o último momento, mas decidiu premiar o Luiz pela consistência do trabalho dele”, avaliou. Janine prevê uma expansão no número de categorias com a evolução do curso. “Espero que daqui para frente, as categorias só aumentem e o interesse dos alunos também. O meu sonho é que os alunos de jornalismo vão desejar ganhar um troféu como esse”.

Os trabalhos vencedores na 6ª Noite de Prêmios darão origem ao Anuário 2011. A cerimônia de premiação, realizada no Teatro do Bourbon Country, contou com pais, alunos e profissionais de mercado. Depois ainda ocorreu uma festa de comemoração, no Grêmio Náutico União, destinada a todos os alunos e professores da graduação.

Última atualização em Ter, 12 de Agosto de 2014 16:11