Inicial Legalidade

10 -December -2018 - 06:22
Legalidade - Carlos Lacerda PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 24 de Agosto de 2011 16:49

Carlos Lacerda

Foi Carlos Lacerda, em 24 de agosto de 1961, quem foi à televisão denunciar um possível golpe que estaria sendo articulado pelo Presidente Jânio Quadros. No dia seguinte, o Brasil se surpreendeu com o pedido de renúncia de Jânio. Ele afirmava em carta ao Congresso que “forças terríveis” o haviam levado a tomar aquele gesto.

Lacerda, político influente, foi eleito deputado federal e posteriormente governador do estado da Guanabara. O jornalista se chocou com o poder várias vezes desde sua oposição ao Presidente Getúlio Vargas até sua indisposição com Jânio Quadros.

Em seu pronunciamento na televisão carioca, no dia 24 de agosto de 1961, Lacerda denunciou a existência de uma conspiração para que o governo federal estabelecesse o estado de emergência no País.

Lacerda afirmava que tinha pensado em renunciar ao governo da Guanabara, por razões particulares e políticas, mas que acabara desistindo. Condenou o que chamou de golpe de gabinete, com a proposta de uma reforma por decreto, que culminaria no fechamento do Congresso sob o pretexto de um recesso remunerado.

No dia seguinte, Jânio apresentava sua renúncia. Assumiu interinamente a direção do país o Presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli.

Luiz Guilherme Alves

Última atualização em Ter, 13 de Setembro de 2011 16:32