Inicial Legalidade

19 -July -2018 - 06:34
Legalidade - Leonel Brizola PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 24 de Agosto de 2011 16:45

Leonel Brizola

Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul reagiu ao veto militar a João Goulart formando a Rede da Legalidade e exigindo a posse de Jango.

No princípio, Brizola não conseguiu nenhum apoio por parte dos militares. Machado Lopes, comandante do III Exército, não apoiou a legalidade em função da hierarquia militar. O general teria dito que não poderia divergir da postura dos ministros militares. Brizola respondeu que ficaria com a Constituição.

Leonel Brizola foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo mesmo estado e pelo extinto estado da Guanabara, além de duas vezes governador do Rio de Janeiro. Casado com Neusa Goulart, irmã de Jango, Brizola exerceu considerável influência na vida política de seu cunhado. Foi ele o responsável pelo movimento da legalidade.

Era governador do Rio Grande do Sul quando da renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961. Foi ele quem comandou a resistência civil às pretensões golpistas dos militares e segmentos conservadores e oligárquicos da classe política de impedir a posse do vice-presidente João Goulart.

Luiz Guilherme Alves

Última atualização em Qua, 24 de Agosto de 2011 18:30