Inicial Repórter Esso André Machado e o Repórter Esso

23 -April -2018 - 12:27
André Machado e o Repórter Esso PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tatiana Reckziegel (2º semestre)   
Qui, 18 de Agosto de 2011 16:59

O Portal de Jornalismo da ESPM-Sul entrevistou o jornalista André Machado na Rádio Gaúcha. André foi o apresentador do programa “Correspondente Ipiranga” responsável por sua remodelação. O noticiário seguiu o padrão Repórter Esso até 2005. A entrevista foi realizada em comemoração aos 70 anos da primeira transmissão do Repórter Esso.


O jornalista destacou a importância da síntese noticiosa, principalmente para o RS, onde perdurou por mais tempo que em outros estados. O programa “Correspondente Ipiranga” da Rádio Gaúcha assemelhava-se ao modelo radiojornalístico que ficou consagrado pelo Repórter Esso. André Machado creditou o sucesso deste estilo radiofônico à possibilidade de condensar mais informação em menos tempo, ao texto ágil e à locução especial.
André Machado concede entrevista
Para André, cada modelo é apropriado para sua época. “Assim como, naquele tempo, um modelo como esse que a gente tem no Correspondente Ipiranga não seria aceito; hoje, também, o modelo que se tinha do Repórter Esso, em 1940, não seria aceito da mesma forma”, explica o jornalista.

Após a renovação de 2005, o apresentador do Correspondente é também seu editor. Com um jornalista a frente do programa e não mais um locutor, a notícia pode ser composta no ar.  O novo modelo perdura até hoje.

Confira o depoimento de André Machado


Última atualização em Seg, 27 de Fevereiro de 2012 11:23