Inicial Repórter Esso Luciano Klöckner fala sobre o Repórter Esso

19 -November -2018 - 15:26
Luciano Klöckner fala sobre o Repórter Esso PDF Imprimir E-mail
Escrito por Caroline Pinheiro (2º semestre)   
Ter, 16 de Agosto de 2011 18:06

O Portal de Jornalismo entrevistou o jornalista Luciano Klöckner. Ele escreveu o livro "O Repórter Esso – A síntese radiofônica mundial que fez história". Klöckner aproveitou a oportunidade para contar os detalhes de como foi realizada a sua pesquisa sobre o noticiário. Em 2011, a transmissão radiofônica completa 70 anos de sua estreia.


Luciano Klöckner veio até a ESPM-Sul para participar de uma entrevista com alunos membros do Portal. Ele contou como surgiu o Repórter Esso. Além disso, explicou sobre a importância do radiojornalismo na época e como o noticiário fez história no Brasil."A notícia está no embrião do rádio no Brasil", afirmou.

Luciano Klöckner durante entrevista

Klöckner também falou sobre a mudança que o programa causou na estrutura da notícia no meio da comunicação. "O Reporter Esso desenvolveu um manual que dizia como deveria ser uma notícia em rádio, como ela deveria ser lida pelo locutor, as pausas, a dicção da palavra mais correta para que o ouvinte pudesse perceber isso", salientou.

Quando o jornalista tinha 10 anos de idade, ele ouviu em família a última edição do noticiário. Contou do impacto que o fim do programa causou nos seus parentes. "Me lembro da tristeza que deu nos mais velhos, nos meus tios", relembrou.

Luciano Klöckner é jornalista pós doutorado em Comunicação Social. Atualmente é professor da PUCRS.

Confira o depoimento de Luciano Klöckner sobre o Repórter Esso

Última atualização em Seg, 24 de Novembro de 2014 15:52