Inicial Open ESPM Fernando Trein fala sobre gestão de eventos esportivos

21 -January -2018 - 18:35
Fernando Trein fala sobre gestão de eventos esportivos PDF Imprimir E-mail
Escrito por João Vítor Pereira (1º Semestre)   
Qua, 28 de Maio de 2014 17:03

O workshop “Eventos esportivos sob a perspectiva de gestão” apresentado pelo coordenador da Empresa Jr. e professor da ESPM-Sul, Fernando Trein, ocorreu no dia 23 de maio. O encontro mostrou como se dá o planejamento de eventos esportivos e o que é preciso entender na hora de organizá-los. A iniciativa fez parte do ciclo de palestras da terceira edição do OPEN ESPM.


Para Trein há uma carência grande em entender conceitos básicos como planejamento e é necessário estabelecer uma estratégia, objetivos qualitativos e metas quantitativas na organização de um evento. O coordenador da Empresa Jr. mostrou, através de um vídeo, a organização de dois eventos: o Super Bowl de 2007 e as Fan Fest na Copa do Mundo da Alemanha em 2006. O professor ressaltou a importância do esporte na vida das pessoas. “No esporte, as pessoas se apegam muito e querem mostrar onde estão postando fotos nas redes sociais”, comentou.

Fernando Trein explica como funciona o planejamento de eventos esportivos./ Foto: William Moreira

O professor aproveitou para mostrar os aspectos únicos do esporte enquanto produto como, por exemplo, a competição e a cooperação entre as  entidades esportivas, e fato de o esporte ser um produto intangível. Ele também destacou a importância da marca para a gestão e usou como exemplo o que a FIFA fez em reservar os direitos do tipo de letra chamado “pagode”. “O que a FIFA faz é certo. Preservar a marca faz parte da gestão”, confessou.

O coordenador da Empresa Jr. comentou sobre as manifestações que podem ocorrer durante a Copa do Mundo de 2014. “Acho que Porto Alegre não é tanto o foco das manifestações como o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais”, disse. Trein também ressaltou que voluntários os quais irão trabalhar na Copa já têm experiência em eventos anteriores como a Copa das Confederações e o Pan-Americano. Segundo o coordenador, o grande legado da Copa será a organização de um evento fora do estádio. 

Última atualização em Qui, 29 de Maio de 2014 16:40