Inicial Open ESPM Workshop dá dicas de como novas tecnologias auxiliam os repórteres

20 -November -2018 - 22:11
Workshop dá dicas de como novas tecnologias auxiliam os repórteres PDF Imprimir E-mail
Escrito por Camila Oliveira (1º Semestre)   
Ter, 27 de Maio de 2014 15:14

A jornalista e professora, Marcela Donini, participou do terceiro dia do OPEN ESPM com o workshop Introdução à RAC: Dicas para ser um bom “repórter sentado”. O evento promoveu atividades relacionadas à pesquisa avançada no Google, análise de banco de dados e formação de infográficos. 


Alguns elementos foram considerados fundamentais pela professora para ser um repórter sentado. Segundo ela, é preciso ter credibilidade em fontes, fazer a checagem das informações e já ter tudo organizado em pastas com tags. Marcela relatou que um grande problema com relação às buscas é que nem sempre as pessoas sabem o que estão procurando e, por isso, pesquisam nos lugares errados. Para facilitar a atividade planejada, a professora explicou os recursos de busca avançada no Google e mostrou alguns sites que poderiam ser úteis.

Marcela Donini conta também sobre a evolução da internet. / Foto: Clarissa Müller

No workshop, os alunos tiveram que baixar dados de população, renda e educação de todos os estados brasileiros, através do site Atlas Brasil e organizar esses dados em tabela. Depois de ter todas essas informações, calcularam a porcentagem de contribuição de cada estado para o PIB nacional e, também, a correlação entre a educação e a renda de cada estado. Os resultados foram transformados em infográficos pelo site Infogram

De acordo com Marcela, por mais que essas novas ferramentas facilitem a vida do jornalista e tornem as matérias com números mais amigáveis aos leitores, é preciso ter em mente que elas nunca vão substituir o jornalismo clássico. “Sempre vamos ter que apurar e chegar as informações para contar boas histórias”, lembrou. 


Última atualização em Qua, 06 de Agosto de 2014 14:48