Inicial Open ESPM Workshop debate a política externa do governo Dilma

20 -November -2018 - 21:58
Workshop debate a política externa do governo Dilma PDF Imprimir E-mail
Escrito por João Vítor Pereira (1º Semestre)   
Seg, 26 de Maio de 2014 17:16

O workshop “A política externa do governo Dilma” apresentado pela professora da faculdade Ana Simão ocorreu no dia 21 de maio. O evento comparou alguns métodos adotados pela atual presidente do Brasil e pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A iniciativa fez parte do ciclo de eventos da terceira edição do OPEN-ESPM. 


A professora contou que o tema política externa é um tema antigo, mas não era muito comentado. “Antigamente, ninguém sabia o que era política externa. Hoje, o tema é tão corriqueiro que os presidentes devem falar”, comentou. Segundo Ana, não tem como falar de Dilma sem falar de Lula. A professora destacou a grande herança deixada por Lula, que foi uma postura resistente e afirmativa e a diplomacia ativa. “A Dilma trabalha com uma política externa mais planejada e menos política”, contou.


Ana Simão realiza workshop sobre política externa./ Foto: Clarissa Müller

Ana falou dos projetos os quais começaram com Lula e continuam no governo atual como as propostas sociais do Brasil para corrigir as distorções criadas pela globalização e usou de exemplo o combate a fome zero e o bolsa família. Aproveitou também para comparar com o trabalho feito pela Angela Merkel. “O bolsa família é um projeto político. É uma política pública e qual política pública não da voto? A Angela investe nisso e a Alemanha está voltando a ser forte”, chamou a atenção.

A professora também comentou o governo Fernando Collor de Mello e o governo Itamar Franco e aproveitou para dar dicas de trabalhos. “Ninguém consegue estudar muito o Collor e o governo do Itamar é muito pouco estudado. Fica a dica para um TCC ou projeto de pesquisa”, avisou.

Última atualização em Qui, 29 de Maio de 2014 16:41