Inicial Acontece no Campus Professor explica como montar uma Start Up

22 -August -2018 - 04:39
Professor explica como montar uma Start Up PDF Imprimir E-mail
Escrito por Nicolle Manduré (3º Semestre)   

O professor da ESPM-Sul, Marcello Noetzold Mafaldo, apresentou o workshop “O que é e como montar uma empresa Start Up?”.   O evento que apresentou dicas de rotinas de trabalho nas empresas star up, fez parte do ciclo de palestras da terceira edição do OPEN ESPM. “O mais importante que ter uma ideia é ter uma oportunidade de uma empresa star up”, comentou Marcello.

Segundo o professor, o conceito startup define uma empresa jovem e extremamente inovadora, em qualquer área e ramo de atividade. Este tipo de empresa procura desenvolver um modelo de negócio escalonar, em custos fixos controláveis. O sucesso deste tipo de empresa está na capacidade de se reinventar, renovar e se manter. “A empresa não tem que ser vista para uma realidade local e sim para o mundo”, explicou Mafaldo. 

Durante a atividade, o palestrante comentou como é o modelo de um startup. Tem que ser algo prático e estar no cotidiano das pessoas. Uma indústria gera conhecimento sem algo físico, negócios que não precisam estar fisicamente envolvidos. “Não preciso ter uma fábrica de sapatos para ter uma loja”, reforçou o professor.

A ideia de empresas start up é atender uma demanda acelerada com baixos custos, são oportunidades rápidas. Cada oportunidade de mercado pode gerar  infinitas ideias. “Todas as ideias de mercado são boas até que se prove ao contrário” destacou.  

Marcello ressaltou que ter uma startup é diferente de ter uma empresa normal. A empresa jovem se destaca por ter um custo inicial mais elevado e ter possibilidades de replicar a empresa. Durante a oficina, o professor deu dicas de como abrir a sua start up:

*Defina sua ideia

*Estudo de mercados 

*Identifique os recursos necessários

*Monte seus planos de negócios 

*Defina sua real necessidade financeira 

*Busque um investidor certo 

No final do evento o professor propôs uma atividade prática para os participantes presentes. O exercício exigia que os alunos pensassem em uma ideia e uma oportunidade de empresa .