Inicial Open ESPM Workshop aborda processo de produção do som para cinema e TV

27 -May -2018 - 22:10
Workshop aborda processo de produção do som para cinema e TV PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vinícios Sparremberger (3º semestre)   
Dom, 25 de Maio de 2014 22:02

Como ocorre a produção de um som? Os bastidores desse processo foram o tema do workshop “Desenho de som para cinema e TV”, ministrado pelo professor Kiko Ferraz durante o OPEN ESPM de 2014. A oficina trabalhou os diferentes tipos de som, suas principais características e desafiou os participantes a produzir uma mini radionovela a partir dos conteúdos trabalhados. 


“O som tem a capacidade de nos transportar para as nossas memórias, ele provoca lembranças de coisas que às vezes nem recordamos mais”, salientou o professor. Segundo ele, o uso do som, seja na TV ou no cinema, mais do que compor o cenário retratado, busca provocar diferentes sensações no seu público. “Para cada som utilizado, existe um objetivo por trás”, reforçou. 

Diálogo, música, ambiente, efeito sonoro e foley. Esses são os principais tipos de som que compõem uma produção cinematográfica ou de televisão. Durante a oficina, o professor explicou cada uma dessas camadas sonoras e trouxe exemplos de como elas podem ser utilizadas. “Cada uma dessas camadas possui uma função diferente, o foley, por exemplo, é aquele som criado em estúdio para retratar um ruído específico”, explicou. 

Participantes utilizaram diferentes ferramentas para produzir os sons utilizados na radionovela./ Foto: Marina Krapf

Para o estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo, João Guilherme Dias, o workshop surpreendeu suas expectativas. “Foi mais do que eu esperava. Poder criar uma radionovela e ver a montagem passo a passo desse conteúdo foi uma grande experiência”, destacou. Ainda, segundo o estudante o encontro permitiu que todos tivessem um pouco mais de noção sobre todo o processo de produção de um som. “Nós temos o costume de ver as coisas prontas e quando nos deparamos com o processo de como elas são realizadas percebemos o quanto isso tudo é trabalhoso”, observou.

O workshop ocorreu na tarde do dia 23 de maio no estúdio de áudio do Curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul. O evento fez parte da terceira edição do OPEN ESPM e contou com a participação de 18 alunos de diferentes faculdades do Rio Grande do Sul.

Última atualização em Seg, 26 de Maio de 2014 13:30