Inicial Open ESPM Retórica da luz é tema de workshop no OPEN ESPM

18 -October -2018 - 08:56
Retórica da luz é tema de workshop no OPEN ESPM PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vinícios Sparremberger (3º semestre)   
Sex, 23 de Maio de 2014 18:10

A iluminação como um artifício de linguagem na fotografia. Esse foi o mote do workshop “A retórica da luz”, ministrado pelo professor da faculdade, Manuel da Costa, durante o OPEN ESPM de 2014. Durante o encontro, o professor trabalhou os quatros atributos fundamentais que a luz exerce na fotografia e como cada um pode influenciar na mensagem imagética. Os inscritos ainda participaram de uma atividade onde puderam aplicar os conteúdos aprendidos.


Segundo o professor, a retórica da luz, que deu nome ao workshop, é uma ciência que explica como a iluminação pode influenciar na mensagem de uma fotografia. “O modo como você utiliza a luz implica diretamente na mensagem que você irá transmitir a partir de uma foto”, destacou. A retórica da luz é, portanto, um artifício de linguagem capaz de modificar a mensagem de uma foto, tornando-a mais expressiva e informativa. 

Os quatro atributos da Luz trabalhados no workshop foram: direção, intensidade, contraste e cor. Durante o encontro, o professor mostrou como a mensagem de uma fotografia se modifica a partir do uso inteligente destes elementos. A direção da luz, por exemplo, implica o que fica em evidência na foto. “Conforme a luz é direcionada podemos explorar elementos da cena de forma que alguns se sobreponham a outros”, enfatizou. 

Participantes do workshop realizaram a produção de fotografias a partir dos conteúdos trabalhados./ Foto: Alexandra Silveira

Outro elemento é o contraste, ou seja, a escala entre os tons mais luminosos e os mais escuros. Segundo o professor esse atributo da luz influencia na quantidade de informação de uma cena. “Quando reduzimos o contraste de uma imagem, mais informações da cena nós temos”, explicou. 

Ainda, o encontro contou com uma dinâmica na qual os participantes precisaram utilizar os conteúdos aprendidos no workshop. Durante a atividade cada um precisou utilizar os atributos da luz para a produção de uma fotografia de outro participante. “Essa dinâmica foi muito legal. Utilizar a câmera e todos os equipamentos fotográficos para produzir uma foto permitiu aplicar os conceitos aprendidos no workshop e nos incentivou a utilizar a criatividade”, salientou a estudante de Design da ESPM-Sul, Gabriela Bender.

Última atualização em Dom, 25 de Maio de 2014 16:39