Inicial Acontece no Campus Jornalistas debatem as perspectivas do jornalismo digital

19 -July -2018 - 06:45
Jornalistas debatem as perspectivas do jornalismo digital PDF Imprimir E-mail
Escrito por Emily Mallorca (1º semestre)   

Os jornalistas Moreno Cruz Osório e Alexandre de Santi debateram sobre as perspectivas do jornalismo digital, além disso, trouxeram novas tendências do Webjornalismo na palestra “Desafios de um novo jornalismo” realizada na semana do jornalista. O evento ocorreu na manhã de quinta-feira, 10 de abril, no auditório II da ESPM-Sul.

Osório apresentou dicas para o jornalista digital, entre elas, o conhecimento funcional da internet e conhecer o funcionamento de sites que estão presentes no dia a dia de grandes empresas de comunicação, citando o CMS WordPress. Para ele, é preciso ter noções de programação e não se apavorar com códigos. Também destacou o caso do terremoto que ocorreu em Los Angeles que chegou primeiramente por código em uma redação americana.

O coordenador do projeto Farol Jornalismo estimulou o uso do Twitter, indicou aplicativos como Banjo e Geofeedia para acompanhar os eventos do mundo inteiro em tempo real. Finalizou defendendo o incentivo do uso da tecnologia para mostrar o contexto no texto jornalístico. Fazendo o público repensar a apresentação do conteúdo e reinventar os publicadores.

Alunos de jornalismo lotaram auditório II da ESPM-Sul / Foto: João Vítor Pereira

Santi admitiu que está em dúvida até hoje sobre o futuro do jornalismo. Explicou que a internet arruinou o modelo de negócio do jornalismo tradicional pela quantidade de informações exageradas publicadas nas redes sociais. Destacou que atualmente as novas oportunidades do jornalismo são o investimento em histórias que se destaquem do ruído. Contou também, que os veículos e marcas já compram conteúdos que tentam se destacar do ruído, exemplificando na mostra de comerciais da Coca-Cola e Brahma.

Moreno tem oito anos de experiência no mercado, trabalhou grande parte de sua carreira no site de notícias Terra e atualmente coordena o projeto Farol Jornalismo, uma iniciativa de pesquisa e produção de novas formas de fazer jornalismo.

Santi com treze anos de experiência em jornalismo e produção de conteúdo, já passou por veículos como Zero Hora, Rádio Bandeirantes, Rádio Gaúcha, ClicRBS e Terra. Fundou a Agência de conteúdo Fronteira, administra o projeto Cordilheira e é colaborador do blog Impedimento.

Confira a reportagem do Portal de Jornalismo

Última atualização em Qui, 17 de Abril de 2014 18:49