Inicial TEDx Laçador Como usar a tecnologia para melhorar as cidades

17 -July -2018 - 12:20
Como usar a tecnologia para melhorar as cidades PDF Imprimir E-mail
Escrito por Desirée Ferreira   
Qui, 14 de Abril de 2011 00:00

Erick Baczuk, pesquisador e co-instrutor no Laboratório SENSEable City no MIT, comparou as cidades com os carros de fórmula 1. Para o palestrante do TEDx Laçador, é importante a captação e análise de dados para um melhor gerenciamento dos municípios, exatamente como é feito na F1 onde centenas de informações são transmitidas para as escuderias durante as corridas.

Baczuk usou como exemplo o projeto Trash Track. A iniciativa é uma parceria do site New Scientist com a equipe Senseable City do MIT. Pelo menos 50 itens foram monitorados, objetos que vão de copos de papel a computadores, espalhados pela cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

Erick Baczuk no TEDx Laçador

O Trash Track consiste em uma tecnologia similar à dos celulares. Um dispositivo do tamanho de uma caixa de fósforos que contém dentro de si um chip SIM. Uma vez descartado, antenas de celulares captaram os sinais enviados pelo chip a cada 15 minutos e permitiram ao MIT localizar com precisão onde estava cada item selecionado, refazendo todo o caminho feito pelo lixo em um mapa.

Eric também contou que participa, em parceria com a General Electric, de um projeto focado no desenvolvimento da implantação de rede de sensores urbanos no Rio de Janeiro, que monitoram um fornecimento de água. A iniciativa se destina a melhorar o acesso à infraestrutura hídrica na capital carioca.

Última atualização em Sex, 27 de Maio de 2011 16:41