Inicial WMA Mundial de Atletismo Masters começou com Cross Country

19 -July -2018 - 06:28
Mundial de Atletismo Masters começou com Cross Country PDF Imprimir E-mail
Escrito por Felipe Braun (4º Semestre)   
Sex, 18 de Outubro de 2013 17:49

O Mundial de Atletismo Masters teve início no dia 16 de Outubro, e uma das primeiras modalidades foi a do Cross Country de 8km. As provas foram realizadas ao longo do dia, no Parque Marinha do Brasil, e a cada hora, uma largada era dada de acordo com as categorias.


A diversidade de nacionalidades presentes no evento já foi percebida logo nos primeiros instantes. Junto com os brasileiros, destacaram-se pela animação os sul-americanos e os sul-africanos. De forma mais discreta os europeus, neozelandeses e japoneses foram aparecendo.

A prova de 8 quilômetros foi desgastante, atletas cruzavam a linha de chegada exaustos, eram carregados pelos voluntários até a tenda médica. A pista ofereceu uma diversidade diferente para os competidores, até mesmo para aqueles que estão acostumados com adversidade de solo. A britânica Tracey Gibson, que está em seu quarto mundial, falou sobre as dificuldades. “Na Grã-Bretanha, estamos acostumados com subidas e descidas, tem muitas colinas para treinarmos, mas aqui foi diferente. A terra atrapalhou, mas o principal foi o ritmo da prova mesmo”, falou a sexto lugar da categoria de até 45 anos.

Marineidi da Nobrega foi a campeã do Cross Country na categoria de 50 anos. /Foto: Felipe Braun

O evento está sendo considerado um pequeno teste para Porto Alegre em sua preparação para a Copa do Mundo. Tracey afirma que os brasileiros a fazem sentir em casa, apesar da pouca preparação. “Eu e meu marido estávamos na porta do hotel, no bairro Moinho de Ventos, e não sabíamos chegar aqui. Então, uma senhora veio e nos ajudou, nos mostrou lugares para comprarmos roupa e tudo mais. No ônibus também. Pegamos o transporte público e o cobrador nos ajudou embora falasse bem pouco de inglês”, relatou.

A integração é, também, um dos pontos altos do Mundial de Atletismo. Os brasileiros, José Guedes e José Roberto, falaram da experiência de conhecer pessoas de outros lugares do mundo. “Esse é meu primeiro mundial, e a animação das pessoas é o mais marcante. O principal é essa integração”, afirma Guedes. Roberto concordou com seu compatriota. “Até mesmo entre nós, brasileiros, cada um veio de um canto do país, e é muito legal esta troca de conhecimentos”, destacou.

A competição se estende até o dia 27 de Outubro, e está sendo disputada em diversos locais de Porto Alegre. Para maiores informações sobre como prestigiar o evento, acesse o site.  


Última atualização em Qua, 03 de Setembro de 2014 10:47